Conceito geral
Na construção de um poço artesiano custo por metro varia em função de alguns fatores. De maneira geral, quanto mais profunda a perfuração do poço, maior o valor. O principal motivo para que isso ocorra é que poços mais profundos implicam em maior dificuldade técnica de execução. Além disso, os riscos de perda de material de perfuração por meio do aprisionamento da ferramenta de perfuração (hastes, martelos, bits, etc) tende a aumentar em função da profundidade.
Fatores que devem ser considerados:
- A geologia do local deve ser levada em conta, já que construir um poço artesiano em rocha é mais barato do que construir um poço artesiano em solo;
- O método utilizado para perfurar rocha permite que se obtenha uma velocidade muito maior de produção, se comparado com o método necessário para perfurar terrenos sedimentares;
- A perfuração de terrenos sedimentares exige que sejam utilizados revestimentos ao longo de todo o poço, para que não ocorram desmoronamentos. Além disso, esses revestimentos também implicam diretamente no poço artesiano, o que por sua vez terá implicações no preço final do poço artesiano.
Escolha da prestadora de serviço
Nesse ponto, já foi possível perceber que não é tão simples definir o poço artesiano custo por metro. Por isso, é importante também contratar uma empresa com geólogos qualificados e devidamente registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Este profissional é o mais qualificado para projetar e fiscalizar a execução do seu poço artesiano e pode evitar surpresas desagradáveis durante e após a execução do mesmo.
Solicite agora mesmo um orçamento e saiba mais sobre poço artesiano custo por metro. Aproveite também para saber como obter uma licença para furar poço artesiano.