O que é analisado no orçamento
Ao buscar quanto custa um poço artesiano completo, leva-se em conta diversas variáveis. Antes de tudo, é realizado um orçamento no local, que analisa todas as características geológicas em que o poço será perfurado.
Quando o terreno for de rocha ígnea ou metamórfica, a tendência é que o valor da instalação do poço artesiano completo seja mais barata e simples mas, por outro lado, a produção de água também será menor. Quando o terreno for do tipo sedimentar, é necessário realizar uma perfuração mais complexa, por conta dos revestimentos e filtros, que necessitam de um tempo de perfuração bem maior. Essas características do terreno sedimentar encarecem o poço.
Equipamentos que também influenciam no valor
Além dessas características, há outras coisas que influenciam em quanto custa um poço artesiano completo, como os equipamentos que são usados na produção dos mesmos, como:
- As bombas submersas;
- Os tubos edutores;
- Luvas;
- Cabos;
- Quadros elétricos;
- Tubulação de poço até o reservatório de água;
- Cavalete;
- Hidrômetro.
Entenda como o valor é calculado
O preço do metro da construção é calculado baseado na soma de todos os valores e dividido pela metragem perfurada. Exemplo: se os gastos finais de uma perfuração ficar em R$80.000,00 para um poço de 200 metros, o valor do metro de perfuração de poço artesiano é da ordem de R$ 400,00 por metro.
Não é possível estipular um valor fixo para saber quanto custa um poço artesiano completo e, além disso, os itens que entram no orçamento são variados de acordo com as profundidades, enquanto outros não.
Para saber mais destes produtos, peça agora mesmo uma cotação pelo site, é simples, rápido e grátis!